Campanha nacional pela redução do sal

A Abrasel, em parceria com o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Catarinense de Supermercados (Acats), com apoio da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou a campanha cujo foco é a redução do sal na alimentação. A campanha trabalha a conscientização dos consumidores em relação aos malefícios do consumo excessivo de sal, trazendo orientações para o uso racional do produto, como a retirada do saleiro da mesa e o uso de temperos naturais, segundo orientação do Ministério da Saúde. Além disso a campanha visa orientar a fazer escolhas de alimentos mais saudáveis com base nas informações dos rótulos.

De acordo com dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, o consumo diário de sal no Brasil atualmente é de 12 gramas, enquanto o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas. O objetido é de atingir esse consumo diário recomendado pela OMS até 2022, como parte do Plano de Ações Estratégicas para Enfretamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), diz a Anvisa.

Um dos fatores de risco para desenvolvimento dessas doenças é a hipertensão, causada principalmente pelo alto consumo de sal. A campanha lançada nesta terça é uma das respostas ao acordo firmado em abril de 2011, no qual estão previstas medidas para o consumo consciente e promoção da alimentação saudável, entre outras.

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