Jornalista ensina receita de um bolo leve, sem glúten e sem lactose

Bolo Carla Fortes Superti
#glutenfree #zerolactose

Com esse friozinho, nada como um café com bolo para esquentar as tardes e acompanhar uma boa conversa. Além de adorar as palavras, a jornalista Carla Fortes Superti, moradora de Balneário Camboriú, também ama se aventurar na cozinha. A mãe da Carla tem intolerância ao glúten e lactose, então a filha sempre procura receitas legais e práticas. Além disso, ela também considera importante manter uma vida mais saudável. A dica de hoje é um bolo de laranja com açúcar demerara, coco ralado e morangos. A combinação é deliciosa e promete agradar a todos. Confira os ingredientes e o passo a passo:

Ingredientes para a massa do bolo:

3 ovos
1 xícara e meia de açúcar demerara
2 xícaras de farinha de arroz
1 copo de suco de laranja puro
½ xícara de óleo
1 colher de chá de fermento

Modo de fazer:
Separe as claras e as gemas. Bata as claras em neve e reserve. No liquidificador, coloque as gemas, o óleo, o açúcar, o suco de laranja e bata bem. Despeje a mistura do liquidificador em um recipiente e acrescente a farinha de arroz aos poucos, misturando bem. Adicione o fermento e mexa bem. Por último, acrescente as claras batidas até a massa ficar homogênea. Unte uma forma com óleo e um pouco de farinha de arroz (pode ser redonda ou aquelas retangulares que servem para fazer cucas ou pães).  Asse a 180º ou 220° por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito para saber se o bolo está pronto. Se o palito sair limpo é sinal de que está.

Recheio e cobertura:
A ideia é usar a criatividade e fazer vários tipos de recheios ou coberturas. A Carla estava com vontade de comer morangos e achou que um merengue combinaria muito bem. Pra completar, acrescentou coco ralado sem açúcar para dar um toque especial.

Ingredientes:
Morangos picados
3 claras
2 xícaras e meia de açúcar demerara
Coco ralado sem açúcar

Modo de fazer:
Para o açúcar não ficar cristalizado no merengue, é melhor peneirar a quantidade utilizada antes de misturar as claras ou então, bater ele puro no liquidificador. Depois disso, coloque o açúcar e as claras na batedeira e bata até formar a consistência de merengue desejada.

Montagem:
A Carla sugere duas formas. Uma é montar com o bolo inteiro e outra em fatias, como você pode conferir na foto. Depois de assar o bolo, espere esfriar por uns 20 minutos. Desenforme e corte o bolo em três partes com cuidado para não quebrar. Coloque o bolo em um prato, recheie com merengue, morangos e um pouco de coco ralado. Faça isso na segunda camada também. Na cobertura, coloque mais merengue para que ele escorra um pouco para os lados naturalmente. Decore com o coco ralado e os morangos. Se você quiser fazer no estilo de pequenas tortas, faça o bolo na forma retangular e corte três fatias, recheando e cobrindo como se fosse uma torta grande. Coloque em um prato e enfeite com morangos ao redor. Independente da montagem, o bolo fica com uma cara ótima! A Carla garante que é um sucesso. Experimente e conte sua experiência pra gente! E se você tiver alguma dica de receita, deixe nos comentários e coloque seu e-mail. Depois, o Senhor Sabor entra em contato para anotar a sua sugestão. J

Carla Fortes Superti

(Visited 8 times, 7 visits today)

Deixe uma resposta