Seis delícias que você só encontra no Inverno

As temperaturas abaixo de 0ºC no Sul do país têm feito com que as pessoas procurem alternativas para se manterem aquecidas. Há quem não goste do Inverno, mas não dá para negar que a estação mais fria do ano proporciona momentos bem mais aconchegantes. Confira seis dicas de pratos e bebidas deliciosas que encontramos só neste período e que, por isso, devem ser apreciadas sem moderação:

 

Tainha: rico em fósforo, ômega 3, potássio e selênio, o peixe é tradicional e muito apreciado em Santa Catarina, onde sua pesca é regulamenta e considerada um patrimônio cultural. Estima-se que nesta temporada sejam capturadas 1,8 mil toneladas. Pesquisas realizadas na Costa Verde & Mar, entidade que busca o desenvolvimento do turismo em 10 cidades do Litoral Norte catarinense, apontam que as tainhas chegam à região em busca de águas não tão geladas e cada cardume pode atingir 50 centímetros de comprimento com cerca de sete quilos de peso.

Peixe-assado-em-folha-de-bananeira-_MG_7759

 

Festivais de gastronomia: diferentemente do Verão, a estação mais fria pede comidas mais quentes e “pesadas”. Então, que tal aproveitar um festival que valoriza a comida germânica? Pomerode realiza todos os anos o Festival Gastronômico nas primeiras semanas de julho. Em 2016, o tema será “Os Sabores da Pomerânia”, região que deu origem à cidade mais alemã do Brasil. Serão 10 restaurantes da cidade e mais de 70 opções de pratos.
13407270_859169370856294_502540143449012314_n

 

 Fondue de chocolate: você vai dizer que é muito frio para sair, mas eis que surge a opção de preparar um fondue em casa. A Nugali Chocolates oferece os sabores Chocolate ao Leite, Zero açúcar ao Leite e Chocolate Amargo, que podem ser combinados com frutas, tapioca, marshmallow e waffles. Como o produto vem em um recipiente cerâmico e refratário, basta remover o lacre e a tampa e aquecer no micro-ondas. Embalagem de 200g e preço médio de R$ 30. Disponível nos pontos de venda ou no e-commerce.

Foto_041-2016 (fondue ao leite)

 

Sequência de fondue: mas se você quer aproveitar a variedade que só um fondue profissional tem, a dica é procurar por estabelecimentos que preparam ações diferenciadas neste período. No Figueira Restaurante, por exemplo, são oferecidas mantinhas para cobrir as pernas e alguns aquecedores são colocados em diversos pontos do ambiente. O cardápio da casa também se prepara para o Inverno com o fondue, que pode ser consumido em forma de sequência ou separadamente, nos sabores queijo, carne e chocolate. A receita leva ingredientes nobres, além de mais de 20 opções de acompanhamentos.

Foto_012-2016 (Fondue)_menor

 

Cervejas encorpadas: e para harmonizar com tanta comida boa, o Inverno parece pedir um bom vinho. Porém, também é possível apreciar boas cervejas nesta estação. As baixas temperaturas são ideias para estilos mais fortes e encorpados, como Bock, Brown Ale e Strong Scotch Ale. O beersommerlier da Das Bier, Leandro Schmitt, explica que estas cervejas possuem teor alcoólico acima de 6% e devem ser consumidas a temperaturas um pouco superiores, a partir de 8ºC. “O álcool mais evidente ajuda a promover uma sensação de aquecimento. Também é interessante buscar aromas como chocolate, café e outros mais fortes”, complementa.

Foto_002-2015_menor (Schokoladen-Imagem ilustrativa)

 

 

Chocolate quente e cafés elaborados: quem prefere evitar o álcool também encontra bebidas com a cara da estação mais fria do ano, como o chocolate quente com chantilly e cafés mais elaborados. Na Dona Fulana, para tornar a experiência gastronômica ainda mais completa, há baristas que harmonizam as tortas doces ou salgadas com o café certo. Um exemplo é a combinação de leite vaporizado, chocolate e café espresso, ideal para acompanhar uma torrada de frango ou um sanduíche natural.

Foto_009-2016(cappuccino brasileiro com chantilly)

(Visited 13 times, 6 visits today)

Deixe uma resposta