Vamos entrar no clima de São João?

CO_arraia_bandeirinhas

🎼“O balão vai subindo
vai caindo a garoa
o céu é tão lindo
a noite é tão boa

São joão, São joão
acende a fogueira do meu coração” 🎼

E esta vontade de sair dançando? Como faz pra controlar? 💃


 

Nos meses de junho e julho são realizadas, em todo o Brasil, as Festas de São João ou Festas Juninas. Em algumas regiões, os festejos em homenagem a Santo Antônio, São Pedro e o próprio São João movimentam o calendário a partir de maio e encerram somente em agosto. O número de comidas e bebidas típicas é tão grande que torna a festa uma das mais populares no país. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, não importa onde, algumas comidas e bebidas não podem faltar. Por isso, separamos as principais, além de uma receita deliciosa de Pé de Moleque.

Principais comidas e bebidas de Festa Junina:

– Arroz Doce: prático, rápido e super saboroso, esta é uma sobremesa simples com poucos ingredientes. A receita pode levar apenas leite ou também o leite condensado. Algumas pessoas gostam de colocar cravo e canela, para dar aquele toque especial.

1- Arroz doce

Canjica: é um prato muito comum no Nordeste e Sul do país, mas em cada região o significado é diferente: no Nordeste  é conhecido por canjica o creme ou mingau de milho. Já em São Paulo e Sul, conhece-se por canjica o milho branco debulhado e cozido no leite.2-Canjica

Bolo de milho: a receita tradicional é feita no liquidificador e por levar milho e leite condensado fica com uma consistência cremosa. A dica aqui é combinar com uma das bebidas quentes típicas de São João, como o quentão.

3-Bolo de milho

Cachorro quente: o mais comum durante as festas é servi-lo em um saquinho ou guardanapo xadrez. Uma dica é deixá-los todos montados para que as pessoas já os peguem prontos.

4- Cachorro Quente
– Milho verde: cozinhar milho parece uma tarefa bem simples, não é mesmo? Mas existem alguns segredinhos, uma dica é colocar um pouco de açúcar na água de cozimento.

5- Milho

–  Pinhão: um dos queridinhos das Festas Juninas, o Pinhão pode ser feito cozido ou assado no fogão a lenha (ou em chapas). É bastante comum na região Sul do Brasil e tem um grande valor nutricional. COLOCAR LINK DO BLOG SOBRE AS RECEITAS DE PINHÃO

6- Pinhao

– Pipoca: a pipoca não pode faltar nas festas juninas. Uma dica é colocar em saquinhos na hora de servir.

7- Pipoca

 

Doces

 Cocada/ Quindim / PaçocaDoce de Abóbora/ Maria-mole/ Maçã do amor/ Suspir/  Rapadura
8-15 Doces

 Bebidas

 – Vinho Quente: nessa opção, o vinho é fervido com água, cravo, canela, gengibre e maçã. A bebida fica bem aromatizada e lembra o quentão, porém, o sabor é mais suave, já que não leva pinga. A quantidade de vinho pode ser mudada conforme sua necessidade.

16- Vinho quente

 Quentão: essa é a bebida mais tradicional das Festas Juninas. A receita leva vinho, cachaça, algumas frutas e especiarias, criando um sabor único.

17-Quentao

 Entre no clima de São João com a Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLQ-WFCDLD86j7KfkfRfDI3FYpJ4g0Na2y

 

 

 

(Visited 645 times, 308 visits today)

Deixe uma resposta