Sobremesas famosas reservam grandes histórias

Alguns doces logo conquistam o nosso paladar e já se tornam parte do cardápio diário, não é mesmo? Mas você já parou para pensar quando, onde e como eles surgiram? O chef e proprietário da rede Dona Fulana, Thiago Ribeiro, defende que conhecer a história daquilo que estamos comendo é algo fantástico, pois nos faz sentir próximos de determinada região. Sem contar que, as curiosidades do meio gastronômico reservam grandes histórias.

Clássicos como Marta Rocha, Tiramisù e Red Velvet encabeçam a lista das sobremesas preferidas do público e não é por menos, afinal, as três opções possuem sabores únicos e receitas elaboradas criteriosamente. Na Dona Fulana, eles foram adaptados para as tradicionais mini tortas da confeitaria. “Aqui o cliente não escolhe por uma fatia de sua torta predileta e sim por sua mini torta, garantindo que todos os sabores sejam degustados”, comenta o proprietário da franquia de Blumenau, Cesar Toscan. Ficou curioso pra saber como essas delícias foram criadas? Confira as histórias:

Foto_017-2016 (Mini torta Marta Rocha)_menor

Marta Rocha
A Marta Rocha está entre as tortas mais tradicionais e conhecidas do Brasil. Sua receita original foi criada em Curitiba, por um confeiteiro espanhol, em homenagem a Miss Brasil 1954, Marta Rocha, que havia ficado em segundo lugar no Miss Universo. Hoje há diversas versões da torta por todo Brasil, mas ela ainda é mais conhecida e apreciada no Sul do país. “Na Dona Fulana fizemos uma versão mini da famosa torta onde a baba de moça, massa crocante e ameixas não podem faltar”, destaca Ribeiro.

Foto_016-2016 (Mini torta Tiramisu)

Tiramisù
É uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto. Existem várias vertentes pra origem da receita, contudo, sabe-se que o café foi adicionado posteriormente e a partir daí deu-se o nome Tiramisù, que quer dizer “levanta-me”, por ser uma composição altamente energética. Esta sobremesa era considerada afrodisíaca pelo café e cacau em pó e, por isso, era apreciada antes de encontros amorosos. Com base de biscoito champagne, receita tradicional, na Dona Fulana ela ganhou uma versão em forma de mini torta à base de pão de ló, chocolate, brigadeiro e café. Uma combinação pra lá de energética e deliciosa.

Foto_015-2016 (Mini torta Red Velvet)

Red Velvet
Chamado aqui também de Veludo Vermelho, é o bolo mais vendido nos Estados Unidos. Poucos sabem, mas o bolo vermelho se popularizou durante a Segunda Guerra Mundial quando estavam faltando certos alimentos e os chefs passaram a usar beterraba como ingrediente que, além de conter açúcar em suas propriedades, leva uma grande quantidade ferro. Foi assim que os bolos ganhavam a coloração vermelha. O Red Velvet tem um sabor mesclado entre o doce e o “azedo” do cream cheese.

Dona Fulana Blumenau
Avenida Alameda Rio Branco, 287, Centro
Horário de atendimento: De terça a sexta das 12h às 20h. Sábados e domingos das 15h às 20h.

(Visited 6 times, 2 visits today)

Deixe uma resposta