Com todas as informações que o Senhor Sabor trouxe até o momento, você já percebeu que as flores comestÃveis são uma ótima opção para quem quer mudar o cardápio. Mas, além de deixar os pratos lindos e saborosos, as flores têm muitos nutrientes benéficos para a saúde. Listamos aqui as cinco flores mais comuns nas refeições, de chás a saladas, e quais as principais prioridades de cada espécie.
Calêndula: super completa, é fonte de vitaminas A e C, carotenoides, fitoesterois e flavonoides. Muitos a consideram anti-inflamatória, antibacteriana, analgésica, expectorante e cicatrizante. Recomendada para tratamentos de acne e dermatite. Alivia espasmos musculares e desintoxica o organismo.
Capuchinha: é rica em vitamina C e tem propriedades antibiótica, digestivas e diuréticas. Possui benefÃcios antissépticos e fortalece os cabelos.
Flor de abóbora: importante fonte de cálcio.
Jasmin: calmante natural, controla o estresse, a ansiedade e a depressão.
Hibisco: antioxidante natural, com vitamina C e anti-inflamatória. É diurética, por isso muito usada em chás, e reduz a hipertensão. Combate problemas respiratórios e auxilia na queima de gordura, pois facilita a digestão e regulariza o intestino.