Gourmetizando os molhos para hambúrguer

foto_059-2016-molhos_menorSe o tradicional hambúrguer ganhou um toque mais gourmet, por que seus acompanhamentos têm que ser os mesmos? Com ingredientes mais sofisticados, a nova versão do “lanche” merece molhos que vão além dos já consagrados maionese, mostarda e ketchup. O chef Caio Fontenelle, do restaurante Pepper Jack, destaca que molhos como gorgonzola, golf e barbecue harmonizam perfeitamente com hambúrgueres e cada um deles possui uma função diferente. “O barbecue é o molho mais tradicional para combinação com o hambúrguer. Sua acidez e picância harmonizam muito bem com o defumado e tostado da carne. O gorgonzola por sua vez é mais forte e, desta forma, acrescenta mais uma camada de sabor ao produto final. Já o golf é, na realidade, uma mistura dos molhos clássicos usados em lanches como maionese, ketchup e mostarda. O toque sutil do conhaque é que o transforma em um novo sabor. Juntos esses ingredientes trazem para o prato acidez, doçura e picância”, explica Fontenelle.
Vamos aprender a prepará-los? Anote aí a dica do chef Caio:

Molho gorgonzola
Ingredientes:
200 ml de creme de leite fresco
200 ml de leite
150gr de queijo gorgonzola
30gr de salsinha bem picada

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma panela em fogo baixo, exceto a salsinha. Mexa até que a mistura fique uniforme. Desligue o fogo e acrescente a salsinha.

Molho golf
Ingredientes:
200gr de maionese
50gr de ketchup
1 pitada de cominho em pó
1 pitada de pimenta-do-reino
10 ml de molho inglês
20gr de mostarda
20 ml conhaque

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture bem até ficar uniforme.

Molho barbecue
Ingredientes:
50 ml de óleo
1 cebola ralada
50gr de açúcar mascavo
50 ml de molho inglês
10 ml de vinagre de maçã
300gr de extrato de tomate ou ketchup
20 ml de mostarda
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Junte todos os ingredientes em uma panela em fogo médio. Misture bem e deixe levantar fervura. Cozinhe por 10 minutos mexendo de vez em quando.

(Visited 239 times, 36 visits today)

Deixe uma resposta