Salada Olivier por James Winter

salada-olivierQuer uma sugestão de salada para as ceias de fim de ano? Hoje o Senhor Sabor traz uma receita tradicional, que você já deve ter ouvido falar, mas não imagina como ela é importante para o Ano Novo de uma certa cultura. No livro “Quem colocou filé no Wellington”, James Winter relembra como pratos consagrados da culinária mundial foram criados, apresentando receitas adaptadas.

A Salada Olivier surgiu por volta de 1864, pelas mãos do belga Lucian Olivier, junto com a abertura do Restaurante Hermitage, em Moscou, que tinha forte influência francesa. A ideia do chef era fazer com que a cidade russa tivesse uma comida tão refinada quanto Paris. De forma secreta, ele preparava a receita que unia caviar negro, alcaparras e frango cozido no vapor em um caldo feito com carcaça de aves. Lagostim e pedaços de língua de boi eram colocados ao redor e temperados com emulsão de azeite, gemas, vinagre francês, mostarda e especiarias. Batata recheada com pepino em conserva e ovo cozido decoravam o prato.

Mas como tudo que é secreto desperta interesse, funcionários de Olivier conseguiram roubar o modo de preparo e passaram a servi-la com outro nome, em outros restaurantes, o que gera até hoje uma enorme discussão sobre a sua criação e os seus ingredientes tradicionais. Mas o certo é que depois da segunda Guerra Mundial, os russos passaram a olhar para o passado com nostalgia e muitos pratos começaram a ser reconhecidos e valorizados. Com algumas adaptações, a Salada Olivier passou a ser obrigatória na virada de ano e nós trazemos a versão de James Winter para você testar no seu Réveillon. Anote aí:

Salada Olivier
Ingredientes:
2 peitos de frango grandes com osso e pele
1 folha de louro
6 grãos de pimenta do reino
1 cebola cortada em pedaços
1 batata
125g de maionese
75g de iogurte natural
2 colheres de chá de mostarda Dijon
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
Um punhado de estragão bem picado
2 colheres de sopa de azeite
10 pepinos em conserva
Um punhado de salsa bem picada
2 ovos cozidos
100g de camarões pequenos cozidos
Caviar sevruga a gosto
12 folhas de endívia branca

Modo de preparo:
Cozinhe o frango com a folha de louro, a pimenta e a cebola em 200ml de água por 40 minutos ou até que o frango esteja bem macio. Retire a pele e solte a carne dos ossos. Pique em cubinhos. Enquanto isso, cozinhe a batata até que fique macia, mas não se desmanche. Misture a maionese, o iogurte, a mostarda e o suco de limão. Adicione o vinagre, até alcançar um sabor equilibrado. Junte o estragão e o azeite e misture bem. Pique os pepinos em pedaços bem pequenos e junte com o molho de maionese, o frango, a batata e a salsa. Finalize com os ovos picados e os camarões. Coloque o caviar por cima e ajeite as folhas de endívia nas bordas, para que as pessoas possam se servir com elas.

(Visited 205 times, 27 visits today)

Deixe uma resposta