5 dicas para você começar a cozinhar em 2017

 O Ano Novo chegou e com ele, novas oportunidades de aprender sobre gastronomia. Panelas novas, lista de ingredientes completa, muitos links de receitas salvos, mas ainda parece que falta alguma coisa? Antes que você desista de tudo e peça uma pizza, o Senhor Sabor elencou algumas dicas para te ajudar a dominar a cozinha e preparar receitas deliciosas em 2017:

cozinhar (1)

  1. Procure ingredientes fáceis de encontrar.

Por exemplo, receitas com melancia fresca no Inverno são mais difíceis de fazer do que no Verão. Se você estiver longe do Litoral vai ser mais difícil encontrar peixes de água salgada. Quanto mais fácil for para achar os ingredientes, mais prático será para começar a preparar a receita.

cozinhar (2)

  1. Esteja sempre preparado.

Enquanto não tiver muita experiência, deixe o improviso de lado. No começo é bom deixar todos os ingredientes organizados ao alcance e começar a preparar cada etapa da receita em ordem. Depois de você entender de que maneira o processo das misturas pode interferir no resultado, você pode se arriscar para criar novas combinações.

  1. Comece pelo simples.

Você não vai começar a construir uma casa pelo telhado antes da fundação, né? Começar com os “fundamentos” da culinária vai dar mais habilidades na execução das etapas. Por exemplo, é bom aprender como usar cada tipo de faca ou mesmo como usar uma frigideira. Parece bobo, mas só nesses dois itens você vai aprender a evitar cortes e queimaduras desnecessárias (que podem frustrar sua experiência).

  1. Não jogue fora o que der errado.

Existem formas de salvar algumas receitas que não deram certo. Batatas muitos cozidas podem virar um bom purê. Arroz muito seco pode se transformar em bolinhos maravilhosos. Ou mesmo um bolo que desabou pode ser misturado com sorvete e servido em potinhos. Nessa hora, o que vale é a criatividade para salvar as receitas.

  1. Adicione um toque de “nostalgia” nas receitas.

Para muitos, cozinhar é uma terapia, principalmente pela sensação de conforto que muitos pratos oferecem ao paladar quando são experimentados. Mas também é possível ter a mesma experiência durante o preparo. Por exemplo, uma receita de doces confeitados que você fazia quando criança com os seus pais, um cozido com um tempero especial dos seus avós ou mesmo um prato que você um dia saboreou em um momento especial. O simples fato de se dedicar em recriar estes momentos pode te motivar muito a ir para a cozinha e criar novas experiências.

 

Material traduzido e adaptado para o português a partir do texto Tips and Tricks for Cooking Resolutions.

(Visited 156 times, 156 visits today)

Deixe uma resposta