Gastronomia germânica no Verão do Vale do Itajaí

Se no litoral o cardápio de Verão é recheado de frutos do mar, aqui no Vale do Itajaí quem está conquistando paladares nos dias quentes é a culinária alemã. Na última quinta-feira (5/1), começou em Blumenau a Sommerfest e hoje (12/1), em Pomerode, tem início a Festa Pomerana. Os dois eventos são fortemente conhecidos pela saborosa gastronomia herdada dos imigrantes alemães.

Na Sommerfest, a culinária típica está presente em diversos pontos do Parque Vila Germânica, com pratos e lanches alemães e regionais. Na festa de Pomerode, o espaço de gastronomia foi ampliado com a criação da Vila Pomerana, uma extensão dos estandes gastronômicos. O cardápio também conta com opções sem glúten, sem lactose ou sem carne. Tem ainda uma modernização de receitas tradicionais, a exemplo do sanduíche de joelho de porco com toque de geleia.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre as iguarias típicas que são servidas nas festas, o Senhor Sabor listou algumas opções. Guten appetit!

foto_012-2015-joelho-de-porco_menor-credito-luis-carlos-kriewall-filho

Eisbein (Joelho de porco) – Um dos pratos mais famosos da cozinha alemã. Geralmente é servido com chucrute, batata (tanto inteira como em forma de purê) e também com as salsichas brancas e vermelhas.

currywurst

Currywurst – O petisco à base de salsicha de porco, ketchup e curry é uma das mais apreciadas comidas de rua na Alemanha. A batata frita pode ser uma boa opção para acompanhar essa delícia.

foto_014-2015-linguica-blumenau_menor-credito-luis-carlos-kriewall-filho

Linguiça Blumenau – O embutido que surgiu no Vale do Itajaí já conquistou o Brasil todo e é o ingrediente principal de receitas que vão desde o tradicional pão com linguiça, até as mais sofisticadas e diferentes, como a Cuca de Linguiça Blumenau. Aliás, uma das características da gastronomia germânica é misturar doce com salgado.

Pretzels in a pile isolated on white

Pretzel ou Bretzel – O pão em formato de nó, tradicionalmente é assado e salgado, porém, pode ser encontrado com versões doces e variadas coberturas.

spatzle

Spätzle – Massa feita geralmente com ovos, farinha, sal, leite ou água. Pode ser servida com diversos tipos de molhos.

apfelstrudel

Apfelstrudel (Strudel de maçã) – Sobremesa com massa folhada, recheio de maçã, canela e uva passas. Geralmente acompanha uma bola de sorvete de creme ou chantilly. Assim como muitas outras receitas, essa também possui versões diferentes de sabores e preparo.

Serviço:

34ª Festa Pomerana
De 12 a 22 de janeiro de 2017
Local: Parque Municipal de Eventos (Avenida 21 de Janeiro, 2150, Centro – Pomerode)
www.festapomerana.com.br

Sommerfest
De 5 a 27 de janeiro de 2017 (todas as quintas e sextas)
Local: Parque Vila Germânica (Rua Alberto Stein, 199, Velha – Blumenau)
www.sommerfestblumenau.com.br

(Visited 229 times, 91 visits today)

Deixe uma resposta